Thomas Doolittle nasceu na cidade de Kindderminster, Worcestershire. Quando estava na escola secundária de Kindderminster, Doolittle ouviu Richard Baxter pregar sermões que posteriormente foram publicados como The Saints' Everlasting Rest, (1653). Esses discursos levaram à conversão de Doolittle no início da década de 1640; daí por diante ele chamava Baxter de seu "pai em Cristo".Logo Depois da conversão, Doolittle deixou sua ocupação como assistente de um advogado do condado, que exigia que ele trabalhasse no domingo. Baxter incentivou Doolittle a entrar no ministério. Para preparar-se, Doolittle estudou no Pembroke Hall, Cambridge, obtendo o grau de bacharel em Artes em 1653 e um grau de mestre em 1656. Seu preceptor foi William Moses, que posteriormente foi expulso de Pembroke.Doolittle rapidamente ganhou reputação como um grande pregador. Em 1653, recebeu a ordenação presbiteriana, mas assumiu compromisso com St. Alfege, London Wall, uma congregação da Igreja da Inglaterra que ele serviu até ser expulso por não conformidade em 1662. Seu ministério ali foi eminentemente bem sucedido. Em 1657,ele escreveu a Richard Baxter, que ele continuava a consultar para aconselhar-se e por questões teológicas:" Deus me tem dado abundante encorajamento em meu trabalho, concedendo-me favor nos corações e nos sentimentos do povo...e de outros da cidade" (Oxford DNB, 16.561).Doolittle casou-se com Mary Gill em 1655. Eles tiveram três filho e estavam esperando o quarto quando Doolittle foi expulso do seu cargo e residência. Depois da expulsão, eles tiveram mais cinco filhos. Reduzido à pobreza, Doolittle mudou-se para Moorfields, onde organizou em seu lar uma escola com internato e lhe chamou Academia Não Conformista Pioneira. Quando a escola cresceu, Doolittle tomou como seu assistente Thomas Vincent, que tinha sido expulso de St. Mary Magdalene, Milk Street.Em 1665, o ano da grande peste, Doolittle e seus alunos transferiram-se para Woodford Bridge, perto de Chigwell. Vincent ficou em Moorfield para ministrar aos moribundos. Quando Doolittle voltou para Londres, ele foi um dos ministros não conformistas que desafiaram a lei erigindo casas de reunião no lugar de igrejas arruinadas pelo grande incêndio de 1666. A primeira delas foi em Bunhill Fields, onde ele serviu sem ser perturbado. Quando se viu que esse edifício ficou pequeno demais para a crescente congregação, um maior foi construído na Monkwell Street. Doolittle pregava duas vezes cada domingo, e nas quartas-feiras fazia sua exposição pessoal do Breve Catecismo da Assembléia de Westminster. Essas falas foram publicadas postumamente em 1723 como A Complete Body of Pratical Divinity. Ele também estimulava outros ministros a catequizarem para promover conhecimento, firmar os jovens na verdade e prepará-los para lerem e ouvirem melhor os sermões.Quando Doolittle estava servindo na Monkwell Street, as autoridades agiram. O lorde prefeito instou com Doolittle que parasse de pregar, mas ele se negou a fazê-lo. No sábado seguinte, soldados arrombaram a porta da casa de Doolittle e entraram para prendê-lo. Doolittle fugiu pulando um muro. Vários amigos o persuadiram a não pregar no dia seguinte . Thomas Sare, um ministro expulso, tomou seu lugar. Seu sermão foi interrompido por tropas que lhe ordenaram que parasse de pregar. Quando Sare não recuou, o oficial comandante das tropas deu ordem de fogo. "Atire, se isso lhe agrada", replicou Sare. Grande confusão resultou, sem, contudo, ser derramado sangue. As forças do Rei sitiaram o edifício. Quando Charles II editou sua Declaração de Indulgência, Doolittle solicitou licença para sua casa de reuniões. Enquanto isso, a Academia Não Conformista Pioneira se expandira constituindo uma escola que preparava estudantes para a universidade. Quando Charles revogou sua Indulgência em 1673, Doolittle transferiu sua escola para Wimbledon, onde levou adiante, cautelosamente, o seu trabalho. POr pouco não foi preso de novo.Em 1680 Doolitle voltou para Islington. Depois de ser multado várias vezes por pregar, foi obrigado a sair de lá em 1683. Ele foi para Battersea, onde todas as suas posses foram confiscadas e vendidas pelas autoridades, e dali mudou-se para Clapham. Em 1687, a perseguição o compeliu a mudar-se mais uma vez - desta vez para St. John's Court, Clerkenwell, Middlesex.As mudanças arruinaram tanto a sua academia que Doolittle foi forçado a fechá-la temporariamente em 1687. Após o ato de tolerância de 1689, ele restabeleceu sua escola e seu ministério. Dirigia cultos na Monkwell Street duas vezes todo domingo e fazia preleções nas quartas-feiras. Durante os próximos dezoito anos, ele foi assistido por John Mottershead, Samuel Doolittle (seu filho) e Daniel Wilcox, que mais tarde o sucedeu.Sua esposa por quarenta anos morreu em 1692. Por volta dese tempo, aparentemente Doolittle parou de receber estudantes. Em seus aproximadamente trinta e cinco anos de operação, a escola tivera grande impacto em centenas de estudantes, entre os quais figuras notáveis como Matthew Henry, Edmund Calamy e John Kerr, os quais seguiriam as pegadas de Doolittle tornando-se influentes ministros não conformistas. Poucos anos mais tarde, Doolittle casou-se com outra Mary, que o assistiu amorosamente no ministério e que lhe sobreviveu por apenas cinco meses. Depois de uma enfermidade relativamente breve, Doolittle morreu no dia 24 de maio de 1707, e foi enterrado em Bunhill Fields, Londres. Dos clérigos expulsos de Londres ele foi o último a morrer.Doolittle escreveu vinte e três edificantes tratados. Suas cinco obras sobre catequese foram sumamente elogiadas por seus pares. Muitos dos seus livros, todos os quais eram tipicamente puritanos, passaram numerosas edições.
BIOGRAFIA EXTRAÍDA DO LIVRO, "PAIXÃO PELA PUREZA", JOEL R. BEEKE and RANDALL J. PEDERSON, EDITORA PES, PÁGS. 254-257.
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